sexta-feira, 19 de abril de 2013


Hoje entrevisto a Artesã Adriana Gonçalves do blog AMI ARTE EM E.V.A. Adriana Carneiro Gonçalves nasceu em 13 de fevereiro. Diz ser uma pessoa simples. Acha que o mundo seria mais tranquilo se o número de pessoas que descomplicassem fosse maior. Se contenta com o pouco. Vive uma vida valiosa. Sem grandes feitos, sem brilhos e luzes. Aprendeu com seus avós, seus pais, que a delicadeza de ser, vem do mais simples! Se considera meia do mato, como diz uma linda música: "A maior eternidade é a simplicidade, o coração me diz...".

Adriana Gonçalves / AMI ARTE EM E.V.A
Confiram a entrevista a seguir:

E.V.Arte Artesanatos - Como o artesanato entrou na sua vida?
Adriana Gonçalves -
Desde criança era apaixonada por desenhos, pinturas, recorte, bordados e tudo o que fosse feito à mão. Me lembro que as primeiras peças que fiz foram cartões de natal... Minha avó comprou todos rsrs e assim comecei a trabalhar com artesanato, depois vieram cestas de café da manhã, bombons artesanais, decoração em sala e lembrancinhas em isopor, até que um dia me apresentaram o e.v.a.

E.V.Arte Artesanatos - Como você descobriu o E.V.A?
Adriana Gonçalves - 
O bichinho do e.v.a. me picou quando estava trabalhando como professora, durante a preparação para o ano letivo. Uma amiga me apresentou o material e naquele instante me apaixonei pela praticidade e pelas possibilidades que ele me dava para trabalhá-lo. Sem contar que é um material
Apliques Safari / Macaco, hipopótamo e leão
extremamente durável... Depois que tive acesso ao e.v.a., nunca mais trabalhei com outro material. O e.v.a. é minha paixão.

E.V.Arte Artesanatos - Em sua opinião, você acha que o artesanato é valorizado do modo que merece?
Adriana Gonçalves - Infelizmente o artesanato (ao menos em minha cidade) não tem a valorização que merece. As pessoas vêem como algo cujo o material é barato e não se dão conta da dedicação que o artesão tem ao fazer suas peças... Cada peça demanda, amor, dedicação, carinho. Por mais que sejam feitas em lote, cada peça é única e especial. Espero um dia, ver o artesanato em e.v.a. valorizado em minha cidade como deve ser.

E.V.Arte Artesanatos - Como é manter um blog sobre aquilo (artesanato) que você faz?
Adriana Gonçalves -
 Manter o blog é muito bom, me dá muito prazer. É um cantinho onde dou a todos aquilo que acho que lhes faz bem, seja um carinho, uma palavra de fortalecimento, dicas de como trabalhar... Além de ver e gostar muito dos resultados que tenho lá, percebo que meu trabalho tem chegado a diversas pessoas de várias partes do mundo. Hoje, depois de tantos anos como blogueira descobri que posso usar meu trabalho para ajudar outras muitas pessoas.

E.V.Arte Artesanatos - Como é conhecer pessoas pela internet e fazer amigos virtuais blogueiros?
Adriana Gonçalves - 
A internet é um mega instrumento - disso todos sabem. Jamais pensei que um dia eu poderia "chegar tão perto" de pessoas que eu não conheço pessoalmente. Sou uma pessoa muito caseira, vivo apenas com minha filha em minha casa e confesso que a internet me proporciona ótimos momentos. Fiz muitas amizades com as quais troco muitas ideias. Tenho amizades virtuais especiais (aquelas que dá vontade de abraçar, de ter por perto, que parecem pessoas da família). Digo que tenho irmãs que Deus me deu a oportunidade de escolher. São presentes que recebi. <3
                                                                                                                                                                E.V.Arte Artesanatos - O que não pode faltar no seu atelier ou na sua maleta do artesanato?
Adriana Gonçalves - O que não pode faltar no meu ateliê ou na minha maleta de artesanato.... E.v.a., tesoura, cola, meus giz de cera pastel e muitos laços, fitas, botões rsrsrs (adorooo) e a inspiração... Sem ela nenhum desses materiais seria usado.

E.V.Arte Artesanatos - Qual é a sensação que você sente ao ver que o seu blog é sempre visitado e que fazem comentários gratificantes quase todos os dias?
Adriana Gonçalves - 
A sensação em ver que meu blog recebe muitas visitas e em ver também os comentários, é especial. Percebo que estou atingindo meu objetivo: as pessoas estão vendo o que faço e gostando e melhor: consigo (como já disse), levar um pouco do que sei a muitas pessoas que querem trabalhar com o e.v.a. possibilitando assim que essas pessoas tenham uma fonte de renda e isso me impulsiona a seguir em frente e não desanimar.
Cestinha / Coelhinha

E.V.Arte Artesanatos - Cite nomes de artesãos que você mais admira.
Adriana Gonçalves - Admiro muitas pessoas que trabalho com artesanato... citar nomes me dá medo de ser injusta... rsrs mas vamos lá, vou citar alguns porque sei que não é possível colocar todos... Luanna Ferreira Milanez - que hoje está parada pois vai ser mamãe e dedica-se apenas ao enxoval do seu João, Geisa M Oliveira, Mara Shindler, Deia Carvalho, Thaysa Vieira, Silvia Borges, Miss Dorita, Amanda Pin, Joci Feltrin, Janaína Bicalho, Leskka, a Jakie do "Arte DA Jakie Artesanato", Susete Santos, Mirane Carvalho que apesar de estar começando, tem futuro... Enfim, eu poderia ficar aqui escrevendo... escrevendo...escrevendo... são muitas que admiro e nas quais me espelho...Muuuuuuuuuuitas!!!!

E.V.Arte Artesanatos - Você já ficou estressada por conta de não conseguir concluir alguma peça ou até mesmo não conseguir fazer alguma?
Adriana Gonçalves - Não concluir ou fazer uma peça não me estressa, apenas me dá mais vontade de persistir... Insisto... tento, tento... não desisto. Às vezes começo, vejo que não está dando certo, saio dou uma volta, faço outra coisa e depois volto a tentar novamente. Outras vezes, trabalho na peça sem interrupção. Deu errado? Desmancho, começo de novo até atingir o resultado que quero. Trabalhar com o artesanato me distrai, me deixa feliz ver uma peça pronta; ver os resultados que tenho.

E.V.Arte Artesanatos - Deixe o seu recado.
Adriana Gonçalves - Quero agradecer a você Victor, pelo convite e carinho. Sua iniciativa com esse cantinho é muito legal!! Adorei!!! Beijão carinhoso a você e às minhas amigas-irmãs virtuais que dão um super apoio ao meu trabalho.

Cliquem aqui e confiram o seu blog!

SEXTA QUE VEM ENCERRAMOS A 1ª TEMPORADA DO PAPO ARTESÃO COM A ARTESÃ ELAINE NOBRE (SIBITINHAS E FORMIGUINHAS).

UM ÓTIMO DIA. ATÉ!

2 comentários:

ATELIÊ DA DRY disse...

Foi muito especial participar dessa entrevista. Adorei Victor!! Sucesso para você e que Deus abençoe seus caminhos!!! Beijo no coração!!!

SUSETE E.V.A disse...

Querida Adriana,fiquei muito emocionada com o seu depoimento.Obrigada pelo carinho que tens comigo,tu és uma pessoa abençoada e agradeço a Deus por ter te como amiga,mesmo sendo virtual.Parabéns pelo teu trabalho que é lindo,sucesso sempre,bjs!
Quero parabenizar o Victor pelo blog e já estou seguindo também,muito lindo!