sexta-feira, 8 de março de 2013


Hoje entrevisto aqui no PAPO ARTESÃO a Artesã Ana Paula Merigo do blog EVA COLORIDO. Ana Paula é artesã, professora e mãe de 2 meninas e 1 menino. Desenvolve trabalhos artesanais em EVA há 14 anos, mora na cidade de São José dos Campos, SP. Seus trabalhos, apostilas e DVD’s já viajaram o Brasil e o mundo e hoje é uma das artesãs em EVA mais reconhecidas no Brasil. Seu blog pessoal possui mais de 4.400 seguidores, 5.000 visitas diárias e milhares de comentários. Iniciou seus trabalhos como hobbie e hoje se tornou a sua profissão. Fez diversos passo a passos em revistas, Editora Minuano (Revista Ateliê na TV, Revista Arte Fácil EVA) e Editora Casa 2 (Revista Arte com as Mãos EVA). Participou e ainda participa de diversos programas de TV, como: Ateliê na TV, Manhã Viva (TV Canção Nova) e Programa Sabor de Vida (TV Aparecida). Em Fevereiro de 2011 iniciou uma nova etapa, com seu novo site pessoal e também sua nova marca, o EVA Colorido.

Ana Paula Merigo / EVA Colorido
Confiram a entrevista a seguir:

E.V.Arte Artesanatos - Como o artesanato entrou na sua vida? 
Ana Paula Merigo - O artesanato sempre fez parte da minha vida. Minha vó fazia crochê muito bem e minha mãe também e ela sempre fazia desenhos em meus cadernos e eu fui aprendendo a gostar de arte.

E.V.Arte Artesanatos - Todas as pessoas passam por preconceitos na vida. Você já passou pelo fato de ser artesã? 
Ana Paula Merigo - Sim, ser artesã e se aceitar como artesã é um desafio. Muitos acham que fazer artesanato é fácil e por ser trabalho feito à mão deveriam custar a mesma coisa das lojas. Tive que aprender a dizer muitos nãos para aprender a valorizar meus próprios trabalhos. Pois acredito que a maior valorização tem que partir de mim mesma.

Apliques diversos
E.V.Arte Artesanatos - Em sua opinião, você acha que o artesanato é valorizado do modo que merece? Ana Paula Merigo - Aqui no Brasil não, eu vejo que no exterior é muito mais valorizado. Mas estamos caminhando para que esta valorização aconteça realmente aqui também. Esta valorização precisa partir antes de tudo dos próprios artesãos.

E.V.Arte Artesanatos - Como é manter um blog sobre aquilo (artesanato) que você faz?
Ana Paula Merigo - É trabalhoso, mas eu gosto muito. É importante mostrar e divulgar os trabalhos no blog ou site. Manter sempre tudo atualizado.

E.V.Arte Artesanatos - Como é conhecer pessoas pela internet e fazer amigos virtuais blogueiros? 
Ana Paula Merigo - É muito interessante. Às vezes fico um pouco desconfiada, por não conhecer direito a pessoa e depois descobrir que ela se tornou sua amiga apenas para receber dicas e roubar seu material de venda, isso é triste demais e já aconteceu. Mas conheci muitas pessoas que se tornaram amigas e mantenho contato sempre. É muito gostoso.

Fofuchas gatinhas
E.V.Arte Artesanatos - Você gosta de abusar em detalhes nas suas peças? E você acha que muitos detalhes estragam-as? 
Ana Paula Merigo - O acabamento das peças é muito importante. Mas é preciso cuidado para não exagerar nos detalhes porque eles podem estragar a peça.

E.V.Arte Artesanatos - Qual é a sensação que você sente ao ver que o seu blog é sempre visitado e que fazem comentários gratificantes quase todos os dias? 
Ana Paula Merigo - É muito bem receber elogios, quem não gosta. Mas eu tomo muito cuidado pois elogios são perigosos. Eles acabam levando a pessoa a ser arrogante e cheia de si, achando que é melhor do que os outros. Eu sei o meu lugar e sei que ainda tenho muito que melhorar, por isso estou sempre aprendendo e aceito sempre as críticas construtivas para melhorar.

E.V.Arte Artesanatos - Cite nomes de artesãos que você mais admira. 
Ana Paula Merigo - São vários e várias, se eu citar nomes vou acabar esquecendo alguém e não seria justo. Admiro artesãos de várias técnicas, não só de EVA. E também não só os artesãos que estão na mídia. Admiro demais aqueles artesãos de cidades que visito e que ninguém jamais os viu na TV ou revista e que fazem trabalhos simplesmente lindos. Em geral, admiro todos que fazem o seu artesanato com amor.

E.V.Arte Artesanatos - Você já passou por crises por conta do artesanato? Por quê? 
Lembrancinhas e enfeites para Páscoa!
Ana Paula Merigo - Não, o artesanato para mim é meu companheiro, é algo que eu amo demais e que faz parte de mim.

E.V.Arte Artesanatos - Deixe o seu recado. 
Ana Paula Merigo - Meu recado é para quem está começando ou por algum motivo desanimou do artesanato. Eu recebo vários e-mail de pessoas querendo fazer do artesanato seu trabalho, e eu sempre digo que o amor precisa vir em primeiro lugar, o retorno financeiro virá por consequência. Por isso faça suas artes, divulgue, mostre a todos e valorize seu próprio trabalho. O reconhecimento e retorno financeiro virão quando você menos esperar.

Cliquem aqui e confiram o seu blog!

NA PRÓXIMA SEXTA (15/03) O PAPO ARTESÃO ENTREVISTARÁ A BLOGUEIRA E MINHA AMIGA BRUNA ARAÚJO (ACOGLADOS)!

ATÉ LÁ!...

2 comentários:

Bruna Araujo disse...

muito talento *--* adorei a entrevista! Fico feliz por ela gostar tanto de fazer artesanato. Já dei um click no blog dela (:

Anônimo disse...

Que lindo, que talento :)