sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Hoje a entrevistada do PAPO ARTESÃO é a Artesã Adri Marchi do blog BAÚ DE LETRAS.
Adriana Marchi, mais conhecida como Adri Marchi nasceu em  03 de fevereiro de 1986 na cidade de Canoas/RS. Formou-se Pedagoga pela PUCRS graças ao ProUni, em janeiro de 2011. Estudante de Pós-Graduação em Arte e Educação. Trabalha como educadora desde 2004 e é professora titular de Educação Infantil, da rede particular de Porto Alegre, desde 2010. Sonha em fazer pós-graduação em Artes Visuais, Psicopedagogia e Psicomotricidade, mas também deseja fazer um super curso de designer gráfico. Pretende cursar outra faculdade futuramente. Mas no momento suas atenções estão voltadas ao trabalho e ao atelier, que não para nunca. É casada e atualmente está grávida de uma menina que se chamará Maria Luíza que está com 16 semanas - 4 meses. Tem o seu blog desde 2008.

Adri Marchi / Baú de letras
Confiram a entrevista a seguir:

Bonequinhos para chá de cozinha
E.V.Arte Artesanatos - Como o artesanato entrou na sua vida?
Adri Marchi -
Foi bem por acaso. Eu trabalhava em uma escola quando uma colega me apresentou uma revista onde tinha um calendário em e.v.a. Adorei a ideia e na hora pensei em fazê-lo, o problema foi achar o tal e.v.a que era novidade. Depois que fiz comecei a confeccionar outras coisinhas pra minha sala, mas na época não tínhamos muitos moldes então o jeito era criar. As primeiras bonequinhas era muito "feinhas" mas com o tempo pegamos prática e gosto. Foi aí que as encomendas começaram a surgir.

E.V.Arte Artesanatos - Todas as pessoas passam por preconceitos na vida. Você já passou pelo fato de ser artesã? 
Adri Marchi - Não, nunca. Sempre fui muito prestigiada com meu trabalho. Claro que algumas críticas sempre recebo, até hoje. Tem clientes que são muito exigentes, mas encaro isso como "testes de paciência" afinal de contas elas se esquecem que também somos seres humanos e não maquinhas de cortar e colar, temos vida, família e merecemos horas de lazer também.

E.V.Arte Artesanatos - Em sua opinião, você acha que o artesanato é valorizado do modo que merece? 
Adri Marchi - Acho que quem valoriza o artesanato somos nós mesmos. Quer ver uma coisa? Tem peças que são extremamente trabalhosas e delicadas de fazer, aí você passa seu orçamento mas o cliente acha caro. Aí vai de você se valorizar ou não. Ora, se eu acho que meu tempo vale tanto, meu talento vale tanto e meu material de qualidade vale tanto, porque irei fazer mais barato? Vejo muitas artesãs se "enloquecendo" fazendo 20,30, 50, 100, 200 peças iguais vendendo por preços tão baixos...onde fica o valor do seu trabalho? Quanto vale o seu trabalho? Eu não abro mão da frase "Prefiro qualidade do que quantidade."

E.V.Arte Artesanatos - Como é manter um blog sobre aquilo (artesanato) que você faz? 
Bolo falso de casamento
Adri Marchi - É maravilhoso porque consigo interagir com muita gente, além de contar um pouco da vida pessoal.

E.V.Arte Artesanatos - Como é conhecer pessoas pela internet e fazer amigos virtuais blogueiros? 
Adri Marchi - Fazer amigos é ótimo mas conhecê-los pessoalmente é melhor ainda.

E.V.Arte Artesanatos - Você gosta de abusar em detalhes nas suas peças? E você acha que muitos detalhes estragam-as? 
Adri Marchi - Gosto de alguns detalhes, mas amo o simples. Sabe quando a simplicidade tem aquele charme? Esse charme diz tudo. Claro que uso uma fitinha aqui, um botão ali, mas não carrego muito, principalmente na expressão das minhas bonequinhas, prefiro elas com jeitinho bem clássico e simples. Amo isso! E é o que mais me chama atenção nas peças de outras artesãs.

E.V.Arte Artesanatos - Qual é a sensação que você sente ao ver que o seu blog é sempre visitado e que fazem comentários gratificantes quase todos os dias? 
Adri Marchi - A sensação é muito boa. Depois que criei a página no face pude interagir mais com as clientes e amigas. Esse contato dá segurança na hora da compra, é importante o cliente sentir que será bem atendido e estamos prontos para responder suas dúvidas.

E.V.Arte Artesanatos - Cite nomes de artesãos que você mais admira.
Adri Marchi - Já admirei muitos, admiro vários e sei que ainda vou admirar muitos outros que irão surgir. Gosto tanto de certos trabalhos que chego a encomendar de outras artesãs e isso é maravilhoso. Mas quanto a nomes prefiro não citar...vai que falta algum, vai que entre algum a mais na lista (risos).

E.V.Arte Artesanatos - Você já passou por crises por conta do artesanato? Por que? 
Latinha decorada / Ursinha
Adri Marchi - Sim, já passei e resolvi me regrar mais. Eu trabalho como professora e no período de férias me dedico ainda mais ao artesanato, no entanto esquecia de mim, de descansar, de curtir meu espaço, minha família. Pegava muitas encomendas e me sobrelotava de coisas, chegou a um ponto que adoeci. Aí aprendi uma coisa muito importante pra vida da gente...a dizer "NÃO". Aprendi a colocar um espaço entre minha vida pessoal e minha vida profissional como artesã. É chato, mas as vezes é preciso dizer as pessoas que você tem horário pra atender, que você não está 24 horas disponível porque você tem outros afazeres também. Foi aí que decidi a atender apenas por e-mail, sem telefones. 

E.V.Arte Artesanatos - Deixe o seu recado.
Adri Marchi - Tem um recado que sempre gosto de deixar, na verdade não é bem recado é uma dica pra quem está começando: invista em você e em seus sonhos. Quando comecei tinha pouquíssimos materiais e vi que precisava crescer, então toda encomenda que eu tinha juntava um dinheirinho e ia lá pra comprar uma ferramenta nova. Quando me dei conta já estava comprando máquinas e investindo bastante, organizando o blog, criando logo. No início meu marido não colocava muita fé na coisa, mas quando ele percebeu que todo aquele investimento estava valendo a pena e viu que até as despesas da casa eu estava dando conta, aí sim ele começou a respeitar de forma profissional meu trabalho. Hoje ele até me ajuda em algumas coisinhas, bem básicas, mas ajuda, nem que seja pra colocar minhas prateleiras, ir aos correios ou cortar alguma coisa na máquina. Por isso o importante é começar, nunca com o passo maior que sua perna, mas sim com força de vontade e carinho no que você faz.

Cliquem aqui e confiram o seu blog!


NO PRÓXIMO PAPO ARTESÃO (22/02) A ENTREVISTADA DA VEZ SERÁ A ARTESÃ MICHELLE TEIXEIRA (ATELIER GIRASSÓIS MÁGICOS)!

AGUARDEM!!!

Um comentário:

Cinthia Silva disse...

Parabéns pela entrevista, pelo seu blog. Admiro muito a Adri e seus trabalhos!!
Tenho um blog onde também exponho meus trabalhos, sou iniciante nesse mundo maravilhoso do EVA.
Se você tiver um tempinho faça uma visitinha no meu cantinho.
http://fazendofofurices.blogspot.com.br/

Beeeeijos