sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


Para dar início ao PAPO ARTESÃO entrevistarei de forma virtual o Artesão Victor Rodrigues (eu kkk). Victor Pedroza Rodrigues ou Victor Rodrigues tem 15 anos e faz artesanato com E.V.A há dois anos, estudante cursando o ensino médio e blogueiro ama fazer artesanatos com este material (E.V.A // etil, vinil e acetato). Tem um grande sonho de ser tornar jornalista e quem sabe apresentador. Resolveu montar seu blog para compartilhar um pouco do que aprende e o que sabe fazer vendo apenas pela internet.
Este quadro é uma homenagem para o programa DE FRENTE COM GABI (SBT) que amo!

Victor Rodrigues / E.V.Arte Artesanatos
Confiram a entrevista a seguir:

E.V.Arte Artesanatos - Como o artesanato entrou na sua vida?
Victor Rodrigues - Entrou na minha vida de uma forma meio doida rs, tinha vontade de ter o meu próprio dinheiro pra poder gastar como quiser. No começo fazia eu e a minha irmã Aymê, não começamos com E.V.A e sim com tecido, fazíamos ponteiras de lápis com blusas rasgadas da escola que eram brancas e chegamos a pegar lã azul com a minha vizinha Zezé pra poder fazer o cabelinho das bonequinhas e vendíamos nas ruas... Em 1 dia chegamos a ganhar mais de 200,00 com as ponteiras. E foi no artesanato que vi essa possibilidade, assistia e ainda assisto programas que tem artesanatos e vou aprendendo cada dia mais.

E.V.Arte Artesanatos - Como você descobriu o E.V.A?
Victor Rodrigues - Descobri o E.V.A em um programa infantil chamado HORA DE BRINCAR (rede vida) apresentado pela Danny Pink. No programa tem um quadro chamado CANTINHO DA ARTE onde ela ensina só artesanato com E.V.A. Conhecendo já o E.V.A pesquisei na internet algo com o material e vi um video da artesã Elaine (blog Sibitinhas e Formiguinhas) ensinando um PAP de ponteira de lápis, cheguei a ver outro com a artesã Carla Campos mas com um outro modelo de ponteira. Parei de fazer as ponteiras com tecido e fui pro E.V.A (ainda com a Aymê), depois de algum tempo começamos a fazer outras coisas com o E.V.A. Logo após a Aymê parou de fazer artesanato.

E.V.Arte Artesanatos - Todas as pessoas passam por preconceitos na vida. Você já passou pelo fato de ser artesão?
Victor Rodrigues - Não. Mas algumas pessoas acham estranho pelo fato de ser um menino que tem 15 anos. Muitas acham que artesanato é pra pessoas velhas e aposentadas, infelizmente.

E.V.Arte Artesanatos - Em sua opinião, você acha que o artesanato é valorizado do modo que merece?
Victor Rodrigues - Não. Acho que primeiramente quem deve valorizar os artesanatos somos nós, colocando os preços ideais para cada peça, e não um preço super baratinho pois, gastamos com materiais, mão de obra e com o tempo. E depois as pessoas, não apenas olhando as peças e dando o seu próprio valor porque acham caras. As vezes não vendo algumas por causa disso.

E.V.Arte Artesanatos - Como é manter um blog sobre aquilo (artesanato) que você faz?
Victor Rodrigues - É muito bom, amo ter meu blog e principalmente ver que está sempre com visitas.

Confiram algumas de suas peças:

Bonequinho Fazendeiro
Bonequinha Fashion
Bonequinho Neymar
E.V.Arte Artesanatos - Como é conhecer pessoas pela internet e fazer amigos virtuais blogueiros?
Victor Rodrigues - Fico muito feliz por conhecer algumas pessoas pela internet, porque são pessoas super simpáticas, educadas e que respeitam cada um.

E.V.Arte Artesanatos - O que não pode faltar no seu atelier ou na sua maleta do artesanato?
Victor Rodrigues - Cola instantânea e E.V.A.

E.V.Arte Artesanatos - Qual é a sensação que você sente ao ver que o seu blog é sempre visitado e que fazem comentários gratificantes quase todos os dias?
Victor Rodrigues - Eu amo, afinal de contas eu não fiz o blog só pra mim ler e sim pra outras pessoas verem, lerem e comentar. Sempre são comentários bons que me deixa super feliz.

E.V.Arte Artesanatos - Cite nomes de artesãos que você mais admira.
Victor Rodrigues - Admiro toooodos, mas na área do E.V.A gosto muito da Ana Paula Merigo, Adri Marchi, Krika EVArts, Sibitinhas e Formiguinhas, Edméa Teixeira, Crys Silva, Pat Pacheco, Leskka, Andréa Moraes, Lourdinha Moreira, Rosânia Souza e Amanda Pin. Admiro também a Quiane que disponibiliza várias coisas de artesanato em seu blog e claro, Camila Rodrigues, minha afilhada rs.

E.V.Arte Artesanatos - Você já ficou estressado por conta de não conseguir concluir alguma peça ou até mesmo não conseguir fazer alguma?
Victor Rodrigues - Sim. Fazer personagens pra mim é bem complicado, pois se for pra fazer eu quero que fique bem parecido e não mais ou menos rs. As vezes nem faço encomendas por isso...

E.V.Arte Artesanatos - Você gosta de abusar em detalhes nas suas peças? E você acha que muitos detalhes estragam-as?
Victor Rodrigues - Gosto de coisas simples, muuuuuitos detalhes acho que acaba com a graça das peças e deixando-as estranhas e exageradas.

E.V.Arte Artesanatos - Deixe o seu recado.
Victor Rodrigues - Esse é e vai ser o PAPO ARTESÃO...
Espero de coração que vocês gostem e que acompanhem todas as sextas-feiras!
Quem sabe você é o próximo(a) artesão(ã)!
Espero vocês aqui no blog!

''FELIZ É AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA.''
Cora Coralina.


Cliquem aqui e confiram o seu blog!

NO PRÓXIMO PAPO ARTESÃO A ENTREVISTADA DA VEZ SERÁ A ARTESÃ LOURDINHA MOREIRA (ATELIER BY LULU)!

AGUARDEM!!!

3 comentários:

.Edméa disse...

Amei a entrevista!!!E adorei ser citada entre suas artesãs preferidas!Um grande abraço enão vou perder a próxima bjs!!

Ari Cantinho do Eva disse...

Parabéns Victor, estou encantada contigo e lógico teu cantinho também, que Papai do Céu continue lhe abençoando.
Bjs,fique com Deus e boa semana.

Anônimo disse...

Amei a entrevista Victor, você disse uma coisa que é verdade, muitas pessoas acham que são só pessoas idosas que fazem artesanatos....já me falaram que artesanato é coisa de gente velha....fiquei magoada com isso. A entrevista foi ótima. Parabéns
Beijos