sexta-feira, 1 de março de 2013


Hoje a entrevistada do PAPO ARTESÃO é a Artesã Jaiza Jardim que faz artesanato com BISCUIT do blog ATELIÊ E O ROMEO. Jaiza Jardim da Silva ou Jaiza Jardim nasceu em 13 de dezembro de 1990 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul onde ainda reside. É técnica em administração formada e está cursando a faculdade de processos gerencias. Criou o seu blog  para compartilhar seus trabalhos artesanais em biscuit, trocar informações, vender seus mimos, além ficar de olho nos feitos dos artesãos (ãs) tão criativos que também postam suas coisas por lá. Romeu dando o nome ao seu blog é o seu cachorro de estimação da raça sharpei que ama muito, e claro, ama muito os animais. Um fato curioso e engraçado é que o seu primeiro blog era chamado ATELIÊ E O ROMEU com U, mas, acabou saindo do ar e teve que colocar o outro com O. Infelizmente, Jaiza não faz artesanatos como antes, decidiu dar um tempo pois não teve o retorno esperado pelo fato das pessoas não valorizarem o artesanato como deveria ser e resolveu partir para um emprego ''comum'' como disse, que possa sustenta-lá e pagar suas contas, o que o artesanato não fez.

Jaiza Jardim / Ateliê e o Romeo
Romeu / Ateliê e o Romeo
Confiram a entrevista a seguir:

E.V.Arte Artesanatos - Como o artesanato entrou na sua vida? 
Jaiza Jardim - Minha avó e minha tia sempre fizeram vários tipos de artesanato. Convivo com esse meio desde pequena... Sempre fizeram as decorações dos aniversários das crianças da família e também vendiam produtos de diversas formas de arte.

E.V.Arte Artesanatos - Como você descobriu o biscuit? 
Vidro coelhinha
Jaiza Jardim - Essa tia da qual falei antes fez durante anos doces e salgados para eventos. Dentre as encomendas sempre havia coisas para festas infantis, e ela pensando em dar um "plus" quis colocar doces decorados como opção. Nesse momento eu não estava trabalhando fora então estava sempre lá fazendo as coisas com ela. Pra colocar a ideia em prática ela pagou pra mim um cursinho de doces artísticos, e pra praticar, ao invés de pasta americana eu usava massa de Biscuit. Infelizmente perdemos ela no fim de 2010 e não chegamos a curtir muito o resultado juntas, mas foi assim que comecei.

E.V.Arte Artesanatos - Em sua opinião, você acha que o artesanato é valorizado do modo que merece? 
Jaiza Jardim - Não acho. Infelizmente vivemos cada vez mais num mundo onde as máquinas substituem o trabalho humano tornando as coisas mais rápidas e baratas, mas ao mesmo tempo menos exclusivas. As pessoas se acostumaram com isso e não conseguem ver o real valor de uma peça feita a mão.

E.V.Arte Artesanatos - Como ''foi'' manter um blog sobre aquilo (artesanato) que você fez? 
Jaiza Jardim - Foi muito legal poder expor os trabalhos que fiz com tanto carinho e dedicação. No começo é complicado e temos que ter paciência para divulgar e aguardar resultados. Visitamos blogs de colegas que tem não sei quantos mil seguidores enquanto o nosso tem 30... hahaha. Mas vale a pena.

E.V.Arte Artesanatos - Como ''foi'' conhecer pessoas pela internet e ter feito amigos virtuais blogueiros? 
Jaiza Jardim - Foi maravilhoso. Conheci diversos tipos de arte, ganhei prêmios em sorteios, e tenho amigos blogueiros queridos com quem falo até hoje. Tu é um exemplo!!!
Palhacinho

O que não pode faltar no seu atelier ou na sua maleta do artesanato? 
Jaiza Jardim - No meu caso é meio complicado citar uma coisa apenas, mas sem contar a massa de biscuit, o joguinho de estecas pra modelar é fundamental.

E.V.Arte Artesanatos - Sabemos que o Romeu (Romeo) é o seu cachorro da raça sharpei. Como você teve a ideia de colocar o nome do seu blog ATELIÊ E O ROMEO? 
Jaiza Jardim - Sou louca por cachorro desde sempre e queria um nome para o blog que me identificasse mas que não fosse o meu próprio nome. Além disso tinha que ser um nome forte mas delicado, que ficasse na memória. Então achei legal colocar o nome do Romeo pois além de ser o nome do meu filhotão que quem me conhece sabe que eu amo, é um nome marcante pra quem não me conhece e ao mesmo tempo romântico pois lembra a história.

E.V.Arte Artesanatos - Cite nomes de artesãos que você mais admira. 
Jaiza Jardim - Acho que se tratando de biscuit não tem como não citar Ana Modugno né! É um ícone desse tipo de arte. Mas uma pessoa que eu sempre acompanhava o blog e agora acompanho pelo Facebook é a Soraia, do Só Artes Criativas. Ela não faz biscuit, na verdade ela trabalha mais com tecidos e inventa coisas lindas!!! Além disso é simplesmente uma querida. Quando falo em blog de artesanato é o primeiro nome que lembro.

E.V.Arte Artesanatos - Você já ficou estressada por conta de não conseguir concluir alguma peça ou até mesmo não conseguir fazer alguma? 
Ursinho no vidro
Jaiza Jardim - Sim, com certeza. Sou muito perfeccionista e me cobro bastante! Nunca aconteceu com uma encomenda, pois tenho o cuidado de só aceitar trabalhos que sei que estão ao meu alcance, mas como nunca fiz de fato um curso de biscuit sei que tem técnicas que não consigo fazer, e algumas vezes reproduzir peças de revistas e não deram certo... hehehe.

E.V.Arte Artesanatos - Deixe o seu recado. 
Jaiza Jardim - Gostaria de agradecer a ti Victor, pelo convite para a entrevista. Fiquei super feliz!!! Também quero te dar os parabéns pelos teus trabalhos, que estão cada vez mais lindos e pela iniciativa de abrir esse espaço para outros artesãos. Acho que quem faz artesanato sabe o quanto é gratificante entregar uma encomenda e ver aquele olhar de surpresa, alegria e admiração de quem recebe nas mãos exatamente aquilo que antes estava só na imaginação. Apesar de não ser um trabalho valorizado, e ás vezes nem ser considerado um trabalho, é sim uma fonte de renda pra muita gente, além de ser uma terapia. Então se tu não quer fazer isso como uma renda extra, faça pra relaxar...encontre a sua arte em 2013 e divirta-se!

Cliquem aqui e confiram o seu blog!

NO PRÓXIMO PAPO ARTESÃO (08/03) A ENTREVISTADA DA VEZ SERÁ A ARTESà
ANA PAULA MERIGO (EVA COLORIDO)!

AGUARDEM!!!

Um comentário:

Jaiza Jardim disse...

Que legal Victor!!! Muito obrigada por lembrar de mim, dentre tantos colegas talentosos. Adorei o resultado, e quando precisar é só chamar. Bjão!