sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Hoje a entrevistada do PAPO ARTESÃO é a Artesã Lourdinha Moreira do blog O BLOG DA LULU. Lourdinha Moreira nasceu dia 26 de dezembro de 1956 em Fortaleza, mas atualmente vive em Itaipava no Rio de Janeiro. Museóloga por formação acadêmica e artesã por opção, trabalha com tudo o que se pode fazer com as mãos. Faz artesanato com biscuit, MDF, bonecas de pano e pinta painéis em parede. O que realmente ama de paixão é trabalhar com E.V.A. Atualmente administra aulas nesta área.

Lourdinha Moreira / O blog da Lulu

Confiram a entrevista a seguir:

E.V.Arte Artesanatos - Como o artesanato entrou na sua vida? 
Lourdinha Moreira - Lembro ainda hoje de algumas artes feitas no jardim de infância mas foi quando entrei no antigo 1º ano ginasial e tive aula de artes que descobri que tinha realmente aptidão para as artes.

E.V.Arte Artesanatos - Todas as pessoas passam por preconceitos na vida. Você já passou pelo fato de ser artesã?
Lourdinha Moreira - Preconceito por ser artesã? Se passei nem percebi.
E.V.Arte Artesanatos - Em sua opinião, você acha que o artesanato é valorizado do modo que      merece?
Lourdinha Moreira - O artesanato ainda não é valorizado como deveria mas de uns tempos pra cá isso tem mudado.

E.V.Arte Artesanatos - Como é manter um blog sobre aquilo (artesanato) que você faz?
Lourdinha Moreira - Já me preocupei muito em manter o blog como um dos meios de divulgar o meu trabalho mas infelizmente ele perdeu a vez para o Facebook.

E.V.Arte Artesanatos - Como é conhecer pessoas pela internet e fazer amigos virtuais blogueiros?
Lourdinha Moreira - Tenho muitas amigas virtuais, independente de serem blogueiras ou não,
algumas até considero como membro da minha família. O artesanato me permitiu isso, principalmente o trabalho com o E.V.A.

Confiram algumas de suas peças:

Bonequinha menina Minnie
PIC joaninha no vaso
Bonequinhas Princesas
E.V.Arte Artesanatos - Você gosta de abusar em detalhes nas suas peças? E você acha que muitos detalhes estragam-as?
Lourdinha Moreira - Eu acho que os detalhes caracterizam o artesão. Eu sou detalhista e acho que o "abusar" no detalhe não é o que estraga uma peça. Uma peça bem trabalhada é sim valorizada nos mínimos detalhes. O problema maior é que encarece o produto final. Se as pessoas ainda acham que por ser artesanato a peça deve ser baratinha, como vai vender se a peça for mais cara?

E.V.Arte Artesanatos - Qual é a sensação que você sente ao ver que o seu blog é sempre visitado e quue fazem comentários gratificantes quase todos os dias?
Lourdinha Moreira - Acho que todo artista gosta de ver seu trabalho elogiado. É através dos comentários que podemos avaliar o quanto gostam, o que mais gostam etc.

E.V.Arte Artesanatos - Cite nomes de artesãos que você mais admira.
Lourdinha Moreira - Difícil citar nomes pois são tantas artesãs maravilhosas. Curto trabalhos em madeira, biscuit, eva, patch...mas dentre as artesãs do EVA tenho 3 amigas que tenho mais contato: Michelle Chiaro, Crys Silva e Leskka. Admiro o trabalho de várias meninas e seria injusto falar o nome de uma ou outra e falar o nome de todas seria escrever um testamento.

E.V.Arte Artesanatos - Você já passou por crises por conta do artesanato? Por quê?
Lourdinha Moreira - Crises não digo mas quem não perdeu a paciência quando um projeto não dava certo? Quando estou desenvolvendo um molde, até ele ficar do jeitinho que eu quero, demora viu? E quando não dá muito certo e começa a cansar a mente, dou um tempo, faço outra coisa, entro na net, arrumo a bagunça do atelier ou pratico um esporte. Temos que relaxar um pouco. Com a cabeça fresca volto ao trabalho e tudo se resolve.

E.V.Arte Artesanatos - Deixe o seu recado.
Lourdinha Moreira - "O retorno mais importante que alguém recebe pelo seu trabalho não é o que ele recebe em recompensa, mas, aquilo que ele se torna através do seu trabalho." 
João Ruskin


Cliquem aqui e confiram o seu blog!


NO PRÓXIMO PAPO ARTESÃO A ENTREVISTADA DA VEZ SERÁ A ARTESÃ EDMÉA TEIXEIRA 
( FOFUCHAS EVA E CIA)!

AGUARDEM!!!

Nenhum comentário: